contato@liderinnovation.com.br | (11) 3311-7172 | +55 (11) 95362-8329

Consultoria

Serviços de Consultoria aplicados à Segurança e Medicina do Trabalho

Elaboração e Aprovação de Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio

Projeto de Incêndio é um termo popularmente conhecido entre engenheiros, arquitetos e empresários. O nome técnico é Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio.

O Projeto de Combate a Incêndio é um conjunto de documentos elaborado por um profissional habilitado pelo CREA. Esse conjunto de documentação contém plantas, cálculo populacional, cálculo hidráulico e ART.

O Projeto de Incêndio deve ser elaborado antes da construção da obra e logo após o projeto arquitetônico ser finalizado.

O Projeto pode ser desenvolvido em paralelo aos complementares como: estrutural, elétrico e hidrossanitário.

Projeto de Incêndio: edificação existente

As edificações existentes que não possuem Projeto de Combate a Incêndio aprovado pelo bombeiro devem se regularizar, com o objetivo de atender à legislação vigente e evitar transtornos e multas.

Para as edificações existentes que comprovem a sua antiguidade, é permitido o enquadramento na Instrução Técnica n° 43. A comprovação precisar ser por algum documento oficial (planta de prefeitura, IPTU, etc.).

O processo de regularização das edificações existentes se divide em três etapas, sendo a primeira a elaboração do Projeto de Incêndio, em seguida será a etapa de implementação do projeto e por último será a elaboração das documentações e o pedido de vistoria do bombeiro.

Instalações de Sistema de Prevenção a Incêndios

A Líder Innovation realiza instalação e manutenção de Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio, um componente fundamental para a proteção dos colaboradores, das operações e do patrimônio de uma empresa. Composto pelos sistemas de detecção, de alarme e de combate ao incêndio, um correto sistema, para que seja eficaz, deve contar com:

  • Projeto realizado de acordo com as especificações dos fabricantes e normas internacionais, respeitando também as normas e leis vigentes no Brasil;
  • Equipamentos com certificações de qualidade, UL e FM;
  • Instalação feita com qualidade, precisão e padrão;
  • Configuração técnica correta do sistema;
  • Serviços de manutenção preventiva e corretiva, de acordo com as especificações do fabricante e de acordo com as recomendações normativas.

A falha no cumprimento de qualquer um destes quesitos pode levar ao comprometimento da eficácia do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio – pondo em risco não só o investimento realizado pelo cliente, como especialmente a sua empresa.

Por isso, é fundamental que uma empresa que necessite de um Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio conte com dimensionamento e instalação feitos por uma empresa especializada e com amplo conhecimento em Engenharia de Incêndio – como a Líder Innovation.

Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio - Líder Innovation

A Líder Innovation é uma empresa especializada no mercado de Engenharia de Segurança e Prevenção de Acidente e Incêndio. É especializada em condomínios, empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte. Desenvolve projetos nos principais condomínios e empresas brasileiras, disponibilizando soluções de proteção contra incêndio.

Cada sistema de prevenção e combate a incêndio projetado, fornecido e instalado pela Líder Innovation possui certificações.

A especialização da Líder Innovation em Engenharia de Segurança para prevenir acidente e incêndio abrange todo o processo de levantamento de riscos, projeto, especificação e fornecimento de equipamentos, instalação e manutenção de sistemas de detecção, alarme e combate a incêndio. A equipe responsável pela instalação de cada sistema de prevenção e combate a incêndio é treinada e certificada pelos próprios fabricantes dos equipamentos – esta mesma equipe é responsável pela instalação de uma significativa quantidade de sistemas de proteção contra incêndio por todo o Brasil.

Extintores, mangueiras, hidrantes, alarmes, sprinklers e um correto esquema de sinalização são itens obrigatórios para que um local seja considerado seguro contra incêndios. A maioria das fatalidades pode ser evitada caso todos os equipamentos estejam em perfeito funcionamento.

A instalação de Sistema de Combate a Incêndio, nos mais diferentes tipos de prédios, requer a contratação de uma empresa especializada, devido às diferentes normas a serem seguidas.

A instalação de Sistema de Combate a Incêndio de forma adequada é essencial para que uma edificação, sobretudo as que possuem metragem superior a 750 m² e/ ou três pavimentos, consigam o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Esse documento demanda um trâmite burocrático e o atendimento às normas técnicas para que seja expedido. Para conseguir um AVCB é necessário submeter uma série de documentos para análise técnica do Serviço de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros da cidade em que o prédio está localizado. Com os papéis aprovados, a vistoria técnica do projeto é autorizada. O alvará é emitido após a inspeção.

É recomendado que uma empresa especializada seja contratada para a instalação de Sistema de Combate a Incêndio da forma correta e que a obtenção do AVCB se dê sem complicações:

  • Elaboração e aprovação de Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio;
  • Gestão do sistema de sinalização e iluminação de emergência;
  • Laudos e atestados;
  • Formação, treinamento e manutenção da brigada de incêndio e emergências;
  • Instalação de sistema de proteção por hidrantes;
  • Instalação de sistema de proteção por sprinklers, sensores, detectores de fumaças e portas corta-fogo.
    • Sistemas de Detecção e Alarmes de Incêndio

      Os sistemas de detecção e alarme de incêndio convencional são indicados para pequenas e médias instalações. Os sistemas de detecção e alarme de incêndio convencional têm este nome porque seus dispositivos não podem ser identificados individualmente e também porque a sensibilidade de seus detectores de fumaça e/ou temperatura já vem pré-ajustada, de fábrica; não pode ser alterada. Nos sistemas de detecção e alarme de incêndio convencional, a ativação de um dispositivo mostra quando há um foco de incêndio em alguma região da área que é protegida.

      O alarme de incêndio convencional é de fácil instalação, confiável e seguro; junto com ele, é instalada a central convencional de até 20 dispositivos/setor, que são detectores de fumaça e/ou temperatura; acionadores manuais; sirenes e sinalizadores.

      Assessoria Técnica Mensal

      Ciente da dificuldade em se manter uma equipe exclusiva para gestão dos assuntos técnicos de seus condomínios, empresas e demais estabelecimentos; e da importância do assunto, a Líder Innovation apresenta uma solução, para você gestor de condomínios e empresas, a qual poderá contar com uma equipe técnica para assessorar as suas tomadas de decisões na gestão de seus empreendimentos. Temos um plano mensal de assessoria, assistência, orientação técnica e vistoria para seu empreendimento, com um custo muito menor do que o atualmente aplicado ao mercado, pois atuamos em diversos empreendimentos, alocando horas e prestando serviços com a qualidade necessária para a boa gestão. Nossos trabalhos não estão atrelados à venda de serviços agregados, o que nos remete a transparência de nossos trabalhos.

      O plano mensal está em conformidade com os termos técnicos.

      Assistência - atividade que envolve a prestação de serviços em geral por profissional que detém conhecimento especializado em determinado campo de atuação, visando suprir necessidades técnicas.

      Orientação Técnica - atividade de acompanhar o desenvolvimento de uma obra ou serviço, segundo normas específicas, visando o cumprimento de seu respectivo projeto ou planejamento.

      ​Vistoria - atividade que envolve a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.

Assessoria na Aquisição de Equipamentos e Acessórios

Ciente da dificuldade em se manter uma equipe exclusiva para gestão dos assuntos técnicos de seus condomínios, empresas e demais estabelecimentos; e da importância do assunto, a Líder Innovation apresenta uma solução, para você gestor de condomínios e empresas, a qual poderá contar com uma equipe técnica para assessorar as suas tomadas de decisões na gestão de seus empreendimentos. Temos um plano mensal de assessoria, assistência, orientação técnica e vistoria para seu empreendimento, com um custo muito menor do que o atualmente aplicado ao mercado, pois atuamos em diversos empreendimentos, alocando horas e prestando serviços com a qualidade necessária para a boa gestão. Nossos trabalhos não estão atrelados à venda de serviços agregados, o que nos remete a transparência de nossos trabalhos.

Vistoria Técnica de Segurança contra incêndio e Assessoria junto ao Corpo de Bombeiros para Emissão e Renovação de AVCB
  • Informações Técnicas
  • AVCB
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - SP
  • Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros - SP

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possua as condições de segurança contra incêndio (é um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir à edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.

Casos em que o AVCB é obrigatório

  • Construção e Reforma
  • Mudan';ca de Ocupação ou Uso
  • Ampliação da Área Construída
  • Regularização das Edificações e Áreas de Risco
  • Construções Provisórias (circos, eventos, etc.)

Casos em que o AVCB não é obrigatório

  • Residências exclusivamente unifamiliares;
  • Residências exclusivamente unifamiliares, localizadas no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes;

Observações:

Quando existirem ocupações mistas que não sejam separadas por compartimentação, aplicam-se as exigências da ocupação de maior risco. Caso haja compartimentação aplicam-se as exigências de cada risco especifico.

Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB)

Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), certificando que a edificação foi enquadrada como sendo de baixo potencial de risco à vida ou ao patrimônio e concluiu com êxito o processo de segurança contra incêndio para regularização junto ao Corpo de Bombeiros. O CLCB possui a mesma eficácia do AVCB - CLCB para fins de comprovação de regularização da edificação perante outros órgãos.

Treinamento de Brigada de Incêndio. IT-17, NR-23, NBR-14276

A brigada de incêndio tem sua importância e é determinada conforme as normas vigentes de cada Decreto Estadual. Está prevista pelos legisladores em todos os níveis de governo. Lei federal nº 66514/77, da portaria nº 3214/78, por meio da NR-23, NBR- 14276/06, da ABNT, Decreto Estadual nº 38.069/93, e do Decreto Estadual 56.819/11, por meio da IT-17 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.

Objetivo do Curso

Capacitar os funcionários da empresa a desempenhar a função de brigadista de incêndio dentro da técnica, de acordo com o previsto na IT-17, NR-23 e da NBR 14 276. Transmitir aos participantes informações teóricas e práticas dos princípios básicos de prevenção e combate a incêndio, bem como estabelecer um padrão de comportamento, visando assegurar uma atividade adequada e isenta de pânico em uma situação de emergência.

Nosso treinamento de brigada de incêndio habilita pessoas comuns para atuar em situações de emergência, seja em seu ambiente de trabalho ou diário, minimizando danos pessoais e materiais.

O treinamento de brigada “Líder Innovation” é conceituado, otimizando tempo e custos. Fornece a seus clientes a condição de reconhecer e interagir com o sistema de combate a incêndios instalado em seu local de trabalho, melhorando o tempo resposta para iniciar a prevenção ou intervenção em caso de sinistro.

FORNECEMOS: apostila e certificado/credencial para os participantes e certificado e atestado para a empresa, registro fotográfico, vídeos da equipe, e um CD do treinamento.

Treinamentos Prático de Abandono de Área e Elaboração de Plano de Emergência Conta Incêndio, Conforme a IT-16

Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visando proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio, bem como viabilizar a continuidade dos negócios.

A Líder Innovation elabora seu Plano de Emergências Contra Incêndios (PECI) e realiza todos os treinamentos e simulados para os nossos clientes. Fornece informações operacionais das edificações ou áreas de risco ao Corpo de Bombeiros para otimizar o atendimento de ocorrências.

Padroniza e aloca as plantas de risco de incêndio nas edificações para facilitar o atendimento operacional prestado pelo Corpo de Bombeiros.

Esta norma de procedimento técnico aplica-se às edificações e áreas de risco onde se exige o Plano de Emergência Contra Incêndio, de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico do Corpo de Bombeiros Militar.

Aplica-se ainda a outras edificações que, por suas características construtivas, localização ou tipo de ocupação, necessitam do fornecimento de informações operacionais e da planta de risco para as ações das equipes de emergência (públicas ou privadas), conforme solicitação do Corpo de Bombeiros.

Venda e Manutenção de Extintores Portáteis, Vistoria Mensal em Extintores de Acordo com a NR 23

Os extintores devem ter a sua carga completa e ainda estar em devidas condições de uso, posicionados no local certo para facilitar o acesso. Devem estar bem distribuídos no espaço, próximos aos locais mais propícios para um início de incêndio. Todos os extintores, sem exceção, precisam de uma manutenção preventiva.

O extintor de incêndio é um dos itens de segurança que tem maior importância para debelar um incêndio quando ele está na fase inicial.

A inspeção de Nível I de extintores não pode ser feita por qualquer pessoa, apenas por pessoas habilitadas. Na falta dentro da empresa, é preciso contratar uma empresa credenciada para a realização dessas tarefas. E para manutenção é preciso contratar uma empresa credenciada. O credenciamento das empresas de manutenção de extintores é uma das maneiras que o Inmetro utiliza para garantir a qualidade na inspeção, manutenção e recarga de extintores de qualquer tipo e de outros equipamentos utilizados no combate a incêndios.

A Líder Innovation é especializada no segmento e oferece segurança e eficiência aos seus clientes, faz manutenção dos extintores, pois está sempre atenta às normas, especificações e regulamentos. Conta com profissionais altamente qualificados e preparados para realização do serviço. Solicite um orçamento e se surpreenda com a qualidade e seriedade desenvolvida especialmente para atender suas necessidades.

Venda de Equipamentos de Proteção Ativa e Passiva de Prevenção a Incêndios.

Proteção Ativa Contra Incêndio – PACI

A proteção ativa também é um sistema, formado por um conjunto de elementos que tem o objetivo de combater imediatamente um incêndio já iniciado, evitando que se propague por toda a edificação, até que o Corpo de Bombeiros chegue ao local.

Com a proteção ativa já temos mais familiaridade porque ela é composta por elementos já conhecidos em nosso dia a dia, em edifícios comerciais (lojas, shoppings, boates, bares), edifícios residenciais, multifamiliares e indústria, além de espaços públicos, como estações de ônibus e eventos. São os extintores, os hidrantes, os sprinklers (aqueles “chuveirinhos” que ficam no teto) e os alarmes de incêndio.

Em conjunto com esses elementos funciona também o sistema de sinalização com a indicação de saídas de emergência, iluminação de emergência e demarcação de rotas de fuga.

Os projetos de proteção ativa são elaborados de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros Militar de cada Estado e, em seguida, devem ser aprovados pelo mesmo órgão.

Ao término da construção, a edificação deve ainda passar por uma vistoria para que receba o “Habite-se”, documento que libera para que os futuros moradores se mudem para os apartamentos, ou o alvará de funcionamento no caso de edificações comerciais.

Proteção Passiva Contra Incêndio – PPCI

É um sistema de proteção desenvolvido para que um incêndio não se propague e seja retardado ao máximo. Assim, os trabalhos de combate ao incêndio podem ser realizados sem comprometer toda a estrutura da edificação, para que as pessoas evacuem o local com tempo hábil e que o impacto financeiro sobre bens imóveis, máquinas e equipamentos seja minimizando.

Em resumo, a proteção passiva tem o objetivo de compartimentar o foco de incêndio. A proteção é conferida por um sistema, conhecido por Fire Stop, um conjunto de elementos que é composto, por exemplo, por portas corta-fogo, pintura antichamas em cabos e bandejas elétricas, selagem de passagens em paredes e tetos de cabos, eletrodutos e tubulações (PVC, ferro fundido, etc.) e outras barreiras corta-fogo.

Bombeiros Profissionais Civis para Eventos e Prestação de Serviços Mensal de Bombeiro Civil (Posto Fixo), Conforme IT-17, NBR 14.608 e Lei Federal 11.901

Oferecemos o serviço de Bombeiro Profissional Civil para empresas, prédios e demais estabelecimentos; posto fixo para eventos, shows, feiras, bailes de formaturas, estandes de apresentação, festas corporativas e casas de show. Nossa equipe de profissionais é especializada em serviços de emergência e está disponível 24 horas.

O Bombeiro para eventos vai atuar no combate e prevenção de incêndios e acidentes do seu evento, no atendimento de primeiros socorros às vítimas de casos traumáticos e clínicos.

Evita tumultos, assegurando com eficiência e profissionalismo a integridade de nossos clientes, garantindo a maior segurança e tranquilidade.

Nossa equipe de Bombeiros Civis é extremamente qualificada e preparada para reagir em qualquer situação de prevenção e primeiros socorros. Contamos com profissionais que atuam no seguimento há muitos anos e com isso adquiriram uma vasta experiência.

Em locais com mais de 500 pessoas, a presença do bombeiro civil se faz obrigatória por lei, essa lei prevê que a equipe de bombeiros no local é capaz de prevenir e combater incêndios, além de orientar as pessoas em uma possível situação de pânico.

Contato


  • +55 (11) 95362-8329

  • +55 (11) 95362-8329

  • (11) 3311-7172

Endereço


  • Rua Riskallah Jorge, 103

  • Centro - São Paulo

  • CEP 01032-010

Todos os direitos reservados

Olá, fale com a Lider Innovation por Whatsapp

Fale por WhatsApp
Close and go back to page